ad

ad

sexta-feira, 14 de junho de 2013

VEM MAIS UMA INVESTIGAÇAO SOBRE PNEU IMPORTADO..

A ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), enviou uma petição para a Secretaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil que trata do pedido de abertura de uma investigação anti-dumping dos países que exportam pneus de caminhão e ônibus para o Brasil. A Rússia é um dos países listados.
De acordo com a agência de notícias Interfax, o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia informou que a investigação não irá afetar a Rússia.
"O Brasil não declarou oficialmente que a investigação é em relação à Rússia. Acreditamos que essa medida seja contra fornecedores chineses, pois o preço de venda dos pneus deles é muito menor do que o da produção brasileira. A investigação também poderia nos afetar, mas esperamos que isso não aconteça ", diz Rinat Biktimerov, diretor executivo da empresa distribuidora dos pneus da “Tatneft”.
Biktimerov destaca que a distribuidora confirmou sua disponibilidade em fornecer pneus para o Brasil e apresentou os documentos necessários ao Ministério da Indústria e do Comércio para a solução do problema.
Para ele, se medidas protecionistas forem impostas aos fornecedores chineses, essas poderão afetar também a Rússia.
"Estamos analisando diversas opções. Nossos parceiros brasileiros também estão se ocupando dessa questão. Eles não têm grandes objeções em relação a nós", completa.
A distribuidora da Tatneft exporta para o Brasil de 30 a 35 mil pneus de caminhão por ano. Desde o final de 2012, as remessas foram suspensas devido à realização do processo de certificação no Brasil.
"Esperamos concluir os testes com êxito, obter o certificado para 2013 e 2014 e, a partir de julho, retomar o fornecimento de pneus para o Brasil", diz Biktimerov.
Segundo ele, sua distribuidora é a única que fornece pneus russos ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário