ad

ad

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Borracharias do Brasil oferecem serviço para disfarçar pneus carecas

Especialistas explicam que as chance de pneus carecas causarem acidentes é altíssima porque eles ficam quase sem borracha. 

HOJE CEDO , DIA DE NATAL , LI ESTA REPORTAGEM NO GLOBO..ACHEI UM ABSURDO E REVOLVI POSTAR .

A oferta é tentadora. Quinze minutos e um pneu completamente careca ganha cara de novo.
Fantástico: Se a Policia Rodoviária ver assim, será que dá algum problema?
Borracheiro: Não, eles não sabem que é frisado se fizer bem feitinho.
Um acidente no início de dezembro matou quatro pessoas de uma mesma família.
em  Almirante Tamandaré do Sul, no interior do Rio Grande do Sul.
O carro invadiu a pista contrária numa curva e bateu em um caminhão. Um engenheiro mecânico examinou os pneus do veículo onde estavam as vítimas.  “Existem alguns vestígios deste pneu poder ser ressulcado. Porque ele está no final da vida útil dele, porém existe algum sulco ainda muito aparente”, explica Enio Ferreira.
Um pneu ressulcado ou frisado nada mais é do que um pneu careca adulterado. Um borracheiro de Porto Alegre mostra a técnica: com lâminas quentes, ele faz novos sulcos, em cima das marcas originais quase apagadas.
“Se eu pegar a lâmina certa dele ninguém nota”, afirma o borracheiro.
Levamos o pneu frisado a um especialista em segurança no trânsito.  “O ressulco foi feito em cima da base do pneu, então ele diminui a espessura original do fabricante, faz com que o pneu seja um pneu mais frágil. A chance de causar um acidente é altíssima, porque é um pneu que está sem a sua base de borracha. Já está na carcaça”, explica o especialista Rodrigo Kleinubing.
Em outubro, uma criança de quatro anos morreu depois que a van escolar capotou em Poços de Caldas, Minas Gerais. Segundo a polícia, os pneus traseiros do veículo eram frisados.

“Isso diminui drasticamente a performance do carro e a estabilidade do veículo. E no caso presente, por se tratar de um veículo que transportava crianças ainda é mais sério”, afirma o delegado José Armando Ferraz.
O repórter Giovani Grizotti flagrou várias borracharias que fazem a frisagem de pneus.
Repórter:  Para frisar, seria quanto?
Borracheiro: Ah, o friso aí depende, é vinte pila cada pneu.
Repórter: Cada pneu?
Borracheiro: É.
Repórter: E leva quanto tempo?
Borracheiro: 15 minutos cada pneu.

Em uma oficina, em Fontoura Xavier, no Rio Grande do Sul, o borracheiro diz que frisa pneus até de carretas. E ainda mostra um dos caminhões adulterados.

Borracheiro: Friso bastante para caminhão grande assim, carreta assim.  Estes dias eu fiz quatro de carreta.

Os próprios borracheiros admitem que é só um disfarce.

Repórter: Mas assim, não é colocada nenhuma camada nova de borracha?
Borracheiro:Não, não, só tirada.

No Rio de Janeiro, a frisagem é feita na calçada mesmo.

Cliente: Ficou bem fundo?
Borracheiro: Fica bom, é o jeitinho brasileiro.

Repórter: O senhor já vende pneu frisado?
Borracheiro: Vende mais que o novo o pneu frisado porque ele é mais barato.   Tudo que é mais barato vende mais.

Um motorista revela que trabalhou numa transportadora que usava pneus frisados para reduzir os custos.

“Fazem este riscamento nos pneus para colocar eles pra rodar já no mesmo dia que o veículo chegou na empresa. E são todos os veículos da empresa”, contou.
A Polícia Rodoviária Federal afirma que é possível identificar se um pneu é maquiado. Partes do pneu, como lona e fios de metal, acabam expostas. Além disso, a profundidade do sulco é menor do que a recomendada para garantir segurança.
“O veiculo que é flagrado tendo os pneus alterados, que não tenham a dimensão mínima de friso que ele precisa ter, ele vai ser autuado, é uma infração grave, são cinco pontos na carteira e este veículo vai ficar retido até a substituição deste pneu por um pneu adequado”, afirma o sup. da Polícia Federal Jerry Dias Rodrigues.

Para o Ministério Público, frisar pneus é crime e pode dar cadeia.
Esse motorista poderá responder pelo artigo 132 do Código Penal que é expor a perigo a vida ou a saúde de outra pessoa, diz o promotor de Justiça Davi Medina.
Não existe nenhuma lei nacional que proíba as frisagens vistas nesta reportagem. Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, tramita um projeto que prevê multas para borracharias envolvidas na fraude.
“É uma economia burra, digamos. Por um economia de comprar um pneu, se coloca em risco a vida dos ocupantes dos veículos”, explica o engenheiro de segurança.
Borracheiro: Um pneu desse não entra no meu carro mas nem em sonho!
Repórter: Mas por quê?
Borracheiro: Porque eu boto pneu de primeira linha no meu carro e novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário