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terça-feira, 13 de novembro de 2012

ETIQUETAS DE PNEUS

A Goodyear é uma das marcas mais conhecidas dos automobilistas e mecânicos e foi das primeiras a reagir publicamente à etiquetagem dos pneus, à qual dá as boas-vindas, apesar de defender que este regulamento apenas reflecte alguns dos aspectos mais importantes que têm impacto no rendimento dos pneus. Para a empresa, esta nova etiqueta tem um «enorme potencial» para melhorar segurança, eficiência económica e meio ambiente. E os números não mentem:
Os estudos da empresa revelam que que se todos os veículos europeus circulassem equipados com pneus de classificação A poderia poupar-se 27 billiões de euros em combustível por ano. Isto significaria uma redução das emissões de CO2 em 20 milhões de toneladas. A diferença entre optar por pneus de classificação G ou A em travagem em piso molhado pode implicar uma redução de 30 por cento na distância de travagem numa estrada molhada, parando 18 metros antes, distância equivalente a quatro carros de passageiros.
«Contudo, a etiqueta apenas serve de ponto de partida para os consumidores e gestores de frotas que devem olhar para além desta informação e considerar outros critérios que afectam o rendimento geral de um pneu», lembra Jean-Pierre Jeusette, director geral do Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo.
Emmanuel Robinet, director de avaliação de pneus na Goodyear, sublinha que algumas das maiores poupanças vão ser para as frotas comerciais, já que a resistência ao rolamento contribui para cerca de 30 por cento do consumo de combustível num camião, por isso escolher os pneus adequados pode ajudar a reduzir de forma considerável o consumo. «A redução de potencial impacto ambiental pode ser enorme e as poupanças financeiras calculadas podem chegar aos sete mil euros durante a vida dos pneus – suficiente para que um gestor de frotas possa comprar um novo conjunto de pneus», nota o responsável.

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