A Goodyear é uma das
marcas mais conhecidas dos automobilistas e mecânicos e foi das
primeiras a reagir publicamente à etiquetagem dos pneus, à qual dá as
boas-vindas, apesar de defender que este regulamento apenas reflecte
alguns dos aspectos mais importantes que têm impacto no rendimento dos
pneus. Para a empresa, esta nova etiqueta tem um «enorme potencial» para
melhorar segurança, eficiência económica e meio ambiente. E os números
não mentem:
Os estudos da empresa revelam que que se todos os veículos europeus circulassem equipados com pneus de classificação A poderia poupar-se 27 billiões de euros em combustível por ano. Isto significaria uma redução das emissões de CO2 em 20 milhões de toneladas. A diferença entre optar por pneus de classificação G ou A em travagem em piso molhado pode implicar uma redução de 30 por cento na distância de travagem numa estrada molhada, parando 18 metros antes, distância equivalente a quatro carros de passageiros.
Os estudos da empresa revelam que que se todos os veículos europeus circulassem equipados com pneus de classificação A poderia poupar-se 27 billiões de euros em combustível por ano. Isto significaria uma redução das emissões de CO2 em 20 milhões de toneladas. A diferença entre optar por pneus de classificação G ou A em travagem em piso molhado pode implicar uma redução de 30 por cento na distância de travagem numa estrada molhada, parando 18 metros antes, distância equivalente a quatro carros de passageiros.
«Contudo,
a etiqueta apenas serve de ponto de partida para os consumidores e
gestores de frotas que devem olhar para além desta informação e
considerar outros critérios que afectam o rendimento geral de um pneu»,
lembra Jean-Pierre Jeusette, director geral do Centro de Inovação da
Goodyear no Luxemburgo.
Emmanuel
Robinet, director de avaliação de pneus na Goodyear, sublinha que
algumas das maiores poupanças vão ser para as frotas comerciais, já que a
resistência ao rolamento contribui para cerca de 30 por cento do
consumo de combustível num camião, por isso escolher os pneus adequados
pode ajudar a reduzir de forma considerável o consumo. «A redução de
potencial impacto ambiental pode ser enorme e as poupanças financeiras
calculadas podem chegar aos sete mil euros durante a vida dos pneus –
suficiente para que um gestor de frotas possa comprar um novo conjunto
de pneus», nota o responsável.
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