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terça-feira, 13 de novembro de 2012

TODO MUNDO já ouviu falar de rodízio de pneus, mas sempre pairam dúvidas. O motivo de se fazer o rodízio é porque os pneus não se desgastam uniformemente. Em veículos com tração dianteira, que são os convencionais, os pneus da frente costumam ter vida útil menor que os traseiros, uma vez que são submetidos a mais esforços por conta do sistema de direção e tração. A recomendação é que o rodízio seja feito a cada 10.000 km, incluindo o estepe.

SAIBA COMO FAZER

Para veículos com tração dianteira:
coloque o estepe no lugar do pneu dianteiro do lado do passageiro. O que estava na frente deve ir para trás na mesma direção. Já o que estava instalado na traseira pode ir para a dianteira do lado do motorista que, por sua vez, deve ser colocado na traseira do mesmo lado. O da traseira do lado do motorista deve ocupar o lugar do estepe.

Para veículos com tração traseira:
os pneus posteriores devem ser levados para frente em linha reta, enquanto os anteriores vão para trás de forma cruzada.

Para os veículos com tração integral: mude os pneus fazendo um X.

IMPORTANTE!
Feito o rodízio, é preciso verificar o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas. É sempre importante analisar o desgaste dos pneus e mantê-los sempre calibrados (inclusive o estepe). Se o pneu estiver muito desgastado, não adianta fazer rodízio. É melhor trocá-lo para não colocar a segurança em risco. O recomendável é sempre fazer o serviço em uma loja de confiança

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