ACAP responde às perguntas dos consumidores
2012-11-15
A ideia da sensibilização partiu da
Associação Automóvel de Portugal, mas o Instituto da Mobilidade e dos
Transportes Terrestres e a Valorpneu– Sociedade de Gestão de
Pneus associaram-se a um projecto que visa dar a conhecer aos consumidores as novas regras e responder a eventuais questões que se coloquem. Hélder Pedro, secretário Geral da ACAP, deixa ao AmbienteOnline as perguntas e respostas mais frequentes:
Pneus associaram-se a um projecto que visa dar a conhecer aos consumidores as novas regras e responder a eventuais questões que se coloquem. Hélder Pedro, secretário Geral da ACAP, deixa ao AmbienteOnline as perguntas e respostas mais frequentes:
Como é assegurado o cumprimento do regulamento sobre etiquetagem de pneus?
É da
responsabilidade das autoridades nacionais de fiscalização do mercado a
avaliação dos valores declarados de classificação, assim como a
aplicação de coimas pela infrações e desrespeito na aplicação do
regulamento. Os procedimentos para a verificação estão detalhados no
Anexo IV do Regulamento 1235/2011 da UE.
Por que é que os pneus “POR” estão excluídos da etiquetagem?
Por que é que os pneus “POR” estão excluídos da etiquetagem?
Os pneus POR
(professional off-road) são especificamente concebidos para atingir
desempenhos de aderência excecionais em más condições e em todo o
terreno, o que não lhes permite cumprir os limites regulamentares e
níveis significativos de classificação.
Como é que a resistência ao rolamento contribui para o consumo de combustível do veículo? Que outros factores contribuem para o consumo ?
Como é que a resistência ao rolamento contribui para o consumo de combustível do veículo? Que outros factores contribuem para o consumo ?
O motor do
veículo tem que fornecer uma força para compensar a RR. Isso consome
algum combustível e assim contribui para o total de consumo de
combustível do veículo. Como regra geral, reduzir a RR em seis por
cento, diminui o consumo de combustível em 1% no que se refere a
automóveis de turismo.
Muitos outros fatores contribuem para o consumo de combustível do veículo: aerodinâmica, peso do veículo, tipo de motor, sistemas auxiliares como o ar condicionado, inclinação da estrada, estilo pessoal de condução, nível de pressão dos pneus, acelerações ou condições gerais de trânsito.
Como retalhista, posso vender os meus pneus em stock depois de 1 de Novembro de 2012 sem etiqueta de informação?
Muitos outros fatores contribuem para o consumo de combustível do veículo: aerodinâmica, peso do veículo, tipo de motor, sistemas auxiliares como o ar condicionado, inclinação da estrada, estilo pessoal de condução, nível de pressão dos pneus, acelerações ou condições gerais de trânsito.
Como retalhista, posso vender os meus pneus em stock depois de 1 de Novembro de 2012 sem etiqueta de informação?
Só
os pneus em stock produzidos antes de Julho de 2012 (portanto com
Código de Data de Produção anterior a 2712) podem ser vendidos sem a
etiqueta depois de 1 de Novembro de 2012. Para quaisquer outros pneus em
stock produzidos a partir de Julho de 2012, o retalhista deve assegurar
a disponibilidade da etiqueta de informação, que deverá ser fornecida
pelo fornecedor de pneus, a partir de 1 de Novembro de 2012. Além disso,
alguns pneus estão excluídos do regulamento e podem ser vendidos sem a
etiqueta.
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