ad

ad

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ETIQUETAS DE PNEUS

ACAP responde às perguntas dos consumidores

2012-11-15
A ideia da sensibilização partiu da Associação Automóvel de Portugal, mas o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres e a Valorpneu– Sociedade de Gestão de
Pneus associaram-se a um projecto que visa dar a conhecer aos consumidores as novas regras e responder a eventuais questões que se coloquem. Hélder Pedro, secretário Geral da ACAP, deixa ao AmbienteOnline as perguntas e respostas mais frequentes:
Como é assegurado o cumprimento do regulamento sobre etiquetagem de pneus?
É da responsabilidade das autoridades nacionais de fiscalização do mercado a avaliação dos valores declarados de classificação, assim como a aplicação de coimas pela infrações e desrespeito na aplicação do regulamento. Os procedimentos para a verificação estão detalhados no Anexo IV do Regulamento 1235/2011 da UE.

Por que é que os pneus “POR” estão excluídos da etiquetagem?
Os pneus POR (professional off-road) são especificamente concebidos para atingir desempenhos de aderência excecionais em más condições e em todo o terreno, o que não lhes permite cumprir os limites regulamentares e níveis significativos de classificação.

Como é que a resistência ao rolamento contribui para o consumo de combustível do veículo? Que outros factores contribuem para o consumo ?
O motor do veículo tem que fornecer uma força para compensar a RR. Isso consome algum combustível e assim contribui para o total de consumo de combustível do veículo. Como regra geral, reduzir a RR em seis por cento, diminui o consumo de combustível em 1% no que se refere a automóveis de turismo.
Muitos outros fatores contribuem para o consumo de combustível do veículo: aerodinâmica, peso do veículo, tipo de motor, sistemas auxiliares como o ar condicionado, inclinação da estrada, estilo pessoal de condução, nível de pressão dos pneus, acelerações ou condições gerais de trânsito.

Como retalhista, posso vender os meus pneus em stock depois de 1 de Novembro de 2012 sem etiqueta de informação?
Só os pneus em stock produzidos antes de Julho de 2012 (portanto com Código de Data de Produção anterior a 2712) podem ser vendidos sem a etiqueta depois de 1 de Novembro de 2012. Para quaisquer outros pneus em stock produzidos a partir de Julho de 2012, o retalhista deve assegurar a disponibilidade da etiqueta de informação, que deverá ser fornecida pelo fornecedor de pneus, a partir de 1 de Novembro de 2012. Além disso, alguns pneus estão excluídos do regulamento  e podem ser vendidos sem a etiqueta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário